segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tecnologia na escola e na sociedade

Em nossa escola só temos o Ensino Fundamental (EF). Quem mais usa o laboratório de informática (ou sala de tecnologias) são os professores das séries finais do EF. As professoras das séries inicias do EF usam muito menos. Mas ambos não usam muito, na minha opinião. Nossa agenda de reserva de salas (temos duas) é muito pouco usada. A Maioria das aulas são feitas de improviso e eventualmente outras ainda servem para cobrir a falta de colegas por motivos diversos. A atividade mais realizada pelos alunos na sala quando estão em aula é a pesquisa de assuntos no Google e a cópia dos textos no caderno (por muita insistência minha, alguns resumem e anotam as fontes). Os alunos gostam de trabalhar na sala, mas não para pesquisarem no Google e sim para acessarem jogos on-line, as redes sociais, os chats e o YouTube. Alguns poucos alunos das séries finais do EF usam a sala no contra turno para realizar tarefas de casa e para divertirem-se quando não tem ninguém precisamos para usos escolares. Até mesmos alguns membros da comunidade, como pais e ex-alunos também a utilizam eventualmente. Na comunidade onde a escola está localizada, não existem cybers.


A maior mudança que os computadores trouxeram para a escola, na minha opinião, é o materialização do potencial de pesquisa e inclusão digital e social que ele representa. Mas para o potencial se realizar, precisamos partir para a ação. A maior parte de nossos professores não tem intimidade com as TICs. Precisamos fazer uma formação em TIC's para nossos professores dentro de nossa escola, com um ritmo suave e muito acompanhamento dos formadores, porque essas feitas pela secretaria são muito distantes geograficamente e muito difíceis para o nível de autonomia digital de alguns colegas.


Não consigo avaliar se o uso dos computadores está contribuindo para que nossos alunos sejam mais críticos e criativos. Acho que não, pois ela ainda é muito sub-utilizada. Além disso as TICS são apenas mais uma ferramenta que podem auxiliar os professores a realizar essa tarefa, mas se os professores não estão focados nesses objetivos, as TICS podem ser intensamente utilizadas mas não garantem que os alunos adquiram essas competências. Não tenho acesso ao trabalho deles nesse nível de detalhe e não tenho como avaliar se eles têm essas competências como objetivos de aprendizado. Pude perceber que alguns professores das series finais parecem trabalhar sim nessa direção mas com pouco frequência na sala de tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário